TCE aponta falta de diagnóstico para capacitação de professores
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que a secretaria de Estado da Educação apresente até o dia 14 de maio um plano que aponte soluções para os problemas verificados durante auditoria operacional que avaliou as ações de capacitação voltadas para os professores do ensino fundamental da rede pública de Santa Catarina.
Os técnicos do TCE constataram, por exemplo, que a aecretaria não tem um Plano Estadual de Capacitação e nem um diagnóstico que identifique as principais carências pedagógicas dos professores, permitindo, conseqüentemente, a definição de iniciativas mais eficientes.
Uma das determinações do TCE é a realização de um mapeamento periódico sobre as necessidades de capacitação dos professores do ensino fundamental. O último diagnóstico realizado pela secretaria foi em 2004. No ano passado, 6.026 professores, de um total de 18.793 da rede estadual de ensino fundamental, incluindo efetivos e ACTs, participaram de 172 cursos de capacitação promovidos pela secretaria e por 31 secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Os participantes eram lotados em 619 escolas.
Para subsidiar a auditoria, a equipe técnica do TCE enviou um questionário aos participantes, incluindo gerentes regionais de educação, diretores de escolas e professores. Segundo o resultado da pesquisa, 49% dos professores que responderam aos questionários informaram que raramente ou nunca foram consultados sobre as suas necessidades de aperfeiçoamento profissional.
Diante dessa constatação, o Tribunal recomendou que a secretaria Estado consulte os professores e os diretores das escolas na elaboração do diagnóstico e proporcione a participação de ambos no processo de planejamento dos cursos de capacitação